Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 20 de junho de 2008

O melhor entre os melhores.

Sei que falo muito do meu ex-colégio (que pra mim é pra sempre, nunca é ex), que tendo a exaltá-lo demais. Mas o que posso fazer se ele é um dos melhores que há?
Ok, vamos deixar de lado todo esse lado sentimental, de que o Cap. (da U.F.R.J., veja bem! Nada de UERJ!) é um colégio especial em que você se sente bem, e as pessoas que lá trabalham e estudam se transformam em uma família, a família Capiana. Isso é verdade, mas vamos deixar isso de lado por um dia e focar na parte técnica. Nos dados, nos fatos, nas estatísticas.
O Cap. é simplesmente o quinto melhor colégio do Rio de Janeiro, e o único da lista dos dez melhores que não é particular. Por que fiz questão de ressaltar que é o único não particular? Porque mesmo sem toda a infra-estrutura e o dinheiro que esses colégios particulares tem, ele ainda consegue se equiparar a ele e ser melhor que alguns deles. Vejamos.
Eu estava lendo uma matéria da Veja Rio intitulada "O que as 10 melhores escolas da cidade tem em comum", e comecei a reparar na estrutura desses outro colégios que também estão na lista (São Bento, Santo agostinho da Barra e do Leblon, Santo Inácio, Mopi- Tijucano! yay!,Ort, São Vicente, Corcovado e St. Patrick's). Só pra listar algumas das coisas que os colégios tem:
-Laboratórios de física, química e biologia bem equipados.
-Laboratório de informática, rede wi-fi.
-Salas multimidia.
-Ilha de edição.
-Centro cultural.
-Auditório com muitas cadeiras (e boas).
-Sala de projeção para vídeos.
Em praticamentes todos tem um complexo esportivo, mas pra mim isso não é muito importante. O que mais me chama atenção são os laboratórios de física, biologia e química. COMPLETOS, BEM EQUIPADOS. Os do Cap. (que são só dois, que não são divididos por matéria) são tão capengas, coitados. Mas não culpo isso a má direção ou mal conservamento. Isso é falta de apoio mesmo. Agora parece que o reitor da UFRJ está dando mais apoio ao Cap. Até o ano que saí (2003) não era assim, o reitor nem estava se lixando para o Cap, apesar de seus alunos irem para lá treinar. Mas se isso está mudando, ótimo! Porque eu fico impressionada, sempre fiquei, em quanto os professores de lá faziam com o pouco que tínhamos. Não que nosso prédio seja uma falência total. De jeito nenhum! As salas são muito boas (apesar de evntuais infiltrações), temos uma sala de teatro, três de artes pláticas e uma mínima sala de música, alé da quadra, que eu acho muito boa (só poderia ser coberta), pátio, parquinho (que eu acho que tá quase sem brinquedo), agora acho que o laboratório de informática está funcionando também (na minha época não era usado). Só que precisávamos de mais, uma estrutura melhor para a quantidade de alunos que lá tem, e para melhorar ainda mais o nível do colégio. Porque se já somos o quinto lugar no ranking das 10 melhores escolas do Rio, imagina se tivéssemos bons laboratórios de física, química e biologia, uma ilha de edição melhor (pq agora tem aulas de cinema no Cap. Por que na miha época não tinha?!), um auditório maior e com mais cadeiras, materiais melhores? Seríamos os segundos! (segundos porque eu acho que é difícil alguém ultrapassar o São José)
O que me deixa super orgulhosa do meu colégio é a qualidade de ensino que, não tem como negar, é muito boa. Como diz na matéria, o fato de o colégio receber licenciandos(estagiários) da UFRJ renova os professores mais antigos, e isso revigora qualquer métodos de aprendizagem. Mas também acho que, além disso, os professores lá tem essa vontade de passar o melhor para seus alunos, eles realmente se preocupam com os alunos. Porque ele podiam muito bem, com os poucos recursos que tem lá, ficar de saco cheio e só ver aquilo como sua obrigação e passar tudo de cara feia. Mas não, eles se empenham, fazem sempre o melhor, estão sempre procurando maneiras de passar por cima das dificuldade e bolar maneiras novas de passar a matéria. Sempre inventando passeios, pesquisas de campo, pra vermos a matéria na prática, o que é essencial. Fica muito mais fácil aprender assim, além de que se aprende mais e vendo, tornamo-nos mais críticos. Aliás, críticos todos os alunos do Cap. são, já que lá nos dão autonomia para pensar e até decidir algumas coisas do colégio. Nos é dada muita liberdade (não demais, mas na medida) para tornar-mos alunos pensantes, quenstionadores, e não somente carneirinhos que acatam tudo que os outros dizem sem pensar o por que (o que às vezes traz problemas, tem us alunos que quererm perguntar tudo, até porque Nietcshe pensou tal coisa!).
Bem, pra terminar, já que escrevi demais e tô começando a sentir o fervor Capiano subir (e daqui a pouco ia sair cantando o hino do Cap, mesmo sem saber de cór), eu só gostaria que o colégio fosse levado mais à sério pelas autoridades pra que ele pudesse ser ainda melhor do que é. Porque o Cap. precisa de uma infra-estrutura melhor, pra ser o número um (ah vai, eu tenho fé e quem sabe ele consegue superar o S. José?).

Um comentário:

Menina Fafa disse...

É realmente mto legal ver um colégio não-particular nesses rankings. Mostra q só falta mesmo é incentivo pra nossa educação. =]
Bjinhussssssss